As Vantagens dos Times de Poker

Por: 10/05/2011

O primeiro tema que gostaria de compartilhar com vocês é sobre o projeto que participei do primeiro trimestre do ”aakkari team”, nada mais que um time de jogadores que estão sendo stakeados e tendo coach ao mesmo tempo com o amigo e ídolo nacional André Akkari.

No último ano vários times foram criados no Brasil, copiando o mercado dos EUA, pioneiro como em todas as áreas do nosso esporte.

A fórmula tem se apresentado muito boa para investidores e jogadores, pelo menos pelo que tenho visto em resultados expressivos aqui em nossos times brasileiros.

Nunca tive antes essa experiência em participar de um time de poker e alguns pontos me chamaram a atenção positivamente para o quão bem poderia fazer esse projeto em minha vida:

1 – Estudar poker diariamente seja: discutindo mãos a exaustão, diversos coach/dicas com nosso mestre André Akkari, a assinatura sites estrangeiros de coach online que já foi agregada e sessions review constantes para os necessários ajustes de sempre no próprio jogo.

2 – A troca de pontos de vista com vários jogadores em alto nível pode mostrar outros lados da mesma moeda que você poderia não levar em consideração em sua análise, com isso corrigindo alguns leaks que todos nós ao longo do tempo ”mecanizamos” e a falta de discussão/revisão fez com que ficasse em nosso jogo como verdade absoluta.

3 – A convivência com o time ensina a todos valores de vida importante como: espírito de equipe, estar sempre pronto a ajudar/discutir mãos/dar apoio nos momentos de BAD RUN.

É difícil se manter focado jogando seu ”A” game o tempo todo e ter um lugar onde a equipe toda convive pode funcionar como uma ferramenta coletiva anti-tilt, afinal é sempre menos ”vergonhoso” tiltar sozinho no quarto de sua casa. Lidar com o ego é outro desafio que existe em esportes individual, creio que a competitividade num clima saudável seja boa, desde que mantendo princípios básicos de ética e respeito ao próximo.

4 – A rotina imposta pelo time melhora sem dúvida a disciplina. O foco está em 200%%, e agora vejo claramente que só assim se pode almejar passos maiores em um futuro próximo e já começo a colher resultados muito melhores em 2011, pelo menos no meu jogo online de MTT.

Com o time, pude focar melhor em várias áreas do jogo, como:

Estudo de mãos

Por vários dias, passamos horas discutindo alternativas para as mãos (linhas alternativas) exemplos:

– com esse numero X de BB você abre raise que mãos no UTG ?!

– esse vilão X acabou de puxar um pote enorme.  Seria um bom momento para tentar roubar o blind dele ?! (a maioria tem a tendência de não querer se envolver logo após um mega conflito)

– nessa mão seria melhor check/call no flop para check/raise no TURN ou talvez sair com uma Donk Bet pequena seria a melhor maneira de crescer o pote já que resolvemos dar slowplay fora de posição nesse AA.

A linha que você escolhe para jogar uma mão é o que faz total diferença no longo prazo : extrair o valor máximo das mãos (sem check behind no river de maneira ” preguiçosa ” numa mão que tem valor para ser apostada), controlar o pote em posição nas mãos duvidosas (POT CONTROL), sempre deixar o vilão em dúvida se você está commitado com a sua aposta feita ou não (TELLS DE VALOR DE APOSTA).

O processo de estudo diário encurtará sem dúvida o caminho do ”jogar perto da perfeição”, (extrair o máximo nas mãos vencedoras e perder o mínimo nos ”coolers” inevitáveis que o poker nos reserva).

Cada leak corrigido pode literalmente salvar um torneio e te levar a uma mesa final. No começo pode parecer como ”que exagero não faria tanta diferença essa tal jogada”, mas assim que sua mente entra num processo de pensar cada mão de forma ampla e você joga seu melhor jogo, logo várias outros benefícios de jogadas criativas são automaticamente agregadas ao seu repertório.

Psicológico

O grind de MTT é uma rotina dura, pode-se ter longos períodos de downswing. A famosa preocupação com o controle de bankroll é fundamental, até para evitar erros na própria estratégia do torneio, como entrar em torneios de rebuy e não estar preparado para fazer cerca de 8 a 10 rebuys caso necessário, assim se colocando em posição de jogar loose e alcançar um stake muito acima de average ao termino da 1ª hora de jogo. Se sua banca será abalada por isso, você nem deveria estar lá jogando!

Com isso estou aprendendo a cuidar do extra jogo, o que faz toda a diferença no longo prazo; pois a confiança pode ficar abalada nesses períodos e somente uma dura auto-critica poderá te manter na linha, cometendo o menor numero de erros, como não alterar jogadas que estão sendo bem feitas apenas por um resultado da mão adverso (result oriented).

Se você rompeu com a namorada, seu time perdeu a final do campeonato para o arqui-rival ou não está de bem com a vida, MTT não será o seu melhor companheiro!

Procure modalidades de menor variância como sit and go ou double or nothing. Mas se está disposto a conviver com tal variância, como diz a musica ”mas se a dor nascer você resistir e sorrir” no final ”um belo arco-íris pode aparecer” (possibilita um ROI% extremamente maior que em qualquer outra modalidade).

Outros pontos como a preocupação com a alimentação, sono e manter hobbies para suas horas vagas parecem Blá, blá, blá mas agora vejo na prática que podem fazer total diferença nos resultados. Claro, ainda estou longe do ideal, uma preparação física maior ainda é necessário, principalmente para retas estressantes e sobrecarregadas como as de domingo, com duração média de 10 horas.

O jogo de Multi-Table está cada dia mais competitivo, com jogadores espertos (principalmente nos sites grandes) e evoluindo. Por isso o time está muito preocupado com o estudo, com escolas online ou coach particular. O certo é que não se pode parar no tempo, pois senão a concorrência te engole.

Por exemplo, os sit and go eram uma mina de $ cerca de 5 anos atrás e hoje a discussão em fóruns do mundo todo é sobre a viabilidade de conseguir lucrar ou não nos níveis mais altos, isso é um exemplo claro da melhora acentuada no nível médio. Claro que MTT é uma área muito mais complexa e não creio que chegará nesse ponto, mas é sempre bom abrir o olho.

Os que mais rápido se adaptam as mudanças da dinâmica dos MTT podem ter um edge suficiente para lucrar alto durante o tempo que os outros ainda estão no processo (poder criativo para ”novas linhas de jogo lucrativas”). Para explicar melhor isso me lembro do Caio Pimenta. Vendo uma sessão dele em Punta del Este, eu outros jogadores conhecidos no meio do poker ficamos chocados ao ver realizando várias jogadas ”diferentes” do padrão, porque ele cria muitas das jogadas e não apenas copia, e ele e seu repertório são exemplos a serem mirados, chegar nesse nível onde se é capaz de criar jogadas lucrativas é o objetivos de todos e obviamente só com muito estudo (ou talento nato) pode ser conquistado.

 

No próximo artigo trarei mãos interessantes, pensamentos e táticas sobre MTT que tenho aprendido e estudado.

Definitivamente MTT é um jogo de detalhes e trarei eles para cá para serem discutidos e ajudar a mudar seu foco, prestar atenção em coisas que não dava a devida importância durante as múltiplas fases de um torneio.

Também tenho interesse em escrever sobre omaha hi-lo modalidade pouco explorada, com escasso material didático no Brasil.

Estudo com freqüência a cerca de 2 anos, infelizmente 100% em fóruns estrangeiros. Fui regular de cash game por 6 meses e também já me rendeu bons resultados em torneios.

Fico no aguardo de um FEEDBACK dos foristas para saber o que acham da idéia, ok?

Se quiserem acompanhar as novidades no twitter: @eduardo_marra ou meu blog: www.eduardomarra.blogspot.com

Abraços

Eduardo Marra

 


Veja mais:

Salas de Poker