Abra Seus Olhos e Seu Jogo

Por: 03/09/2009

Esses jogadores podem ter vários leaks sérios em seus jogos (que podem muito bem ser desconhecidos para eles) e ainda assim serem jogadores vencedores simplesmente a grande maioria dos seus oponentes não exploram seus leaks, e tem leaks muito maiores. Conforme esses jogadores sólidos sobem limites, eles encontram mais jogadores capazes de explorar seus leaks e que, de sua parte, possuem menos leaks. Vou falar um pouco das dinâmicas do jogo em algumas pequenas partes.

1 – Reraise Pré-flop

Muitos jogadores de medium stakes tem um range muito pequeno de mãos para reraise. Eles o farão com suas mãos grandes, e mesmo que seus ranges sejam muito pequenos, eles ainda ganham muito mais dinheiro com essas mãos do que deveriam, considerando quão bem definida essas mãos tendem a ser em certas situações. Esses mesmos jogadores se contentam em apenas pagar pré-flop com certas mãos, e mesmo que suas decisões em pagar possam ser +EV, eles nem mesmo consideram uma terceira opção, que seria o reraise. Em certas situações pagar pode até mesmo ser sua pior opção. Quando você está no SB enfrentando um raise do button ou do CO, o que você consegue com um cold call com a maioria de suas mãos?

Claro, pagar pode ser +EV em algumas situações, mas muitos nem mesmo consideram uma situação +EV onde um reraise funcionaria e quão maior esse EV em relação a apenas pagar (a mesma coisa frequentemente acontece em muitas situações entre raise vs overlimp, onde ambas podem ser +EV mas o raise pode ser uma opção muito melhor). Você provavelmente tem uma situação +EV logo no pré-flop, e se você for pago frequentemente terá outra situação +EV no pós-flop, mesmo desconsiderando sua mão atual. Ao optar pelo reraise, você ganha força, representa sua mão, força os oponentes a fazer uma mão, seu range de reraise obviamente aumenta, diminuindo os implied odds para pagar dos seus oponentes e quebrar sua mão, e aumenta sua ação nas mãos maiores já que jogadores observadores perceberão que você é capaz de aplicar um reraise light. Quanto mais altos os limites, mais oponentes observadores você encontrará.

Já o call, com mãos como KQ/AJ, você frequentemente desistirá da melhor mão quando errar (o que será na maior parte do tempo), e mesmo quando tiver um top pair favorável no flop, não estará certo de sua mão se enfrentar muita pressão em certas situações. Sua mão carrega reverse implied odds. Com mãos mais enganadoras seus implied odds para pagar o raise pré-flop do LP são geralmente muito pobres, já que o range de raise de LP tende ser maior. Você também irá errar a maioria das vezes, ou será forçado a largar suas mãos mais marginais (que frequentemente serão a melhor mão) por jogadores agressivos. Em ambos os casos você precisa de iniciativa. Você tem que se perguntar o que você realmente consegue ao pagar com algumas dessas mãos.

2 – Atirando o Second Barrel

Todos nós conhecemos e amamos a continuation bet. Bem poucas pessoas gostam do seu irmão menor, o second barrel. Elas o usam de vez em quando, mas bem menos do que deveriam. A continuation bet é uma jogada transparente que costuma funcionar bem o suficiente para o seu próprio mérito, mesmo que todos estejam sempre esperando que você aposta em todos os flops quando você aumentou antes. Se você aumenta com um range ligeiramente grande de mãos e aposta em muitos flops, alguém vai juntar as peças e perceber/explorar o fato de que você não tem nada no flop uma boa parte das vezes. Se você encontrar um jogador que reage a isso e simplesmente desistir na maioria das vezes quando for pago no flop e não tiver nada, você estará jogando dinheiro fora. Se você fosse desistir no flop ao dar check, mas percebe que apostar no turn provavelmente o faria largar a mão com freqüência suficiente para ser +EV apesar de quaisquer outs que você possa ou não ter, não há realmente uma decisão quanto à jogada a se fazer.

Além da situação ser +EV por si só, também será para implicações futuras. Quando seu oponente percebe que ele deve esperar uma aposta no turn uma boa porcentagem das vezes e você não está apenas desistindo quando ele paga no flop e você não tem uma boa mão, ele estará muito menos inclinado a brigar por potes contra você com mãos fracas. Agora suas continuation bets terão mais respeito daquele jogador, e você estará em vantagem na situação geral. Isso também leva a forçar seu oponente a cometer erros, e também a você ter mais informações gerais em várias ações subseqüentes e melhores leituras de mãos. Tudo leva a você fazer mais dinheiro.

Dito isto, não estou advogando para os jogadores atirarem um second barrel sem considerar todos os fatores importantes, e atirar novamente será queimar dinheiro em várias situações (já que as mãos dos oponentes serão definidas como desfavoráveis para você após eles pagarem no flop em uma situação em particular e/ou a situação não é lucrativa por outras razões). Eu estou simplesmente apontando que essa é uma situação muito comum que os jogadores percebem e estão deixando de ganhar no longo prazo. Eles podem se tornar jogadores muito mais fortes por utilizar isso nessas situações.

3 – Se dar um maior amortecedor

Se você me perguntasse há algum tempo atrás se eu suportaria um downswing de 10 buy-ins, eu responderia que entraria facilmente em tilt. Agora, downswings de 10 buy-ins não apenas são uma possibilidade, são esperados/inevitáveis. O poker é muito bom em criar uma ilusão por causa das sutis variâncias que pode ter. Swings são inevitáveis no longo prazo. Isso é óbvio e todos pensam que sabem disso, mas as pessoas realmente não aceitam. Os swings se tornam exponencialmente mais violento conforme os jogadores sobem nos limites e sua winrate cai.

Alguns jogadores de nl10 sobem para nl25 e perdem 10 buy-ins. Isso pode ser seriamente devastador para essa pessoa. Alguns dizem que um “move up” não deve ser tratado como um grande evento. Você deve subir gradualmente, e estar disposto a jogar em vários níveis que seu bankroll permitir sempre que você encontrar um bom jogo.

Nós devemos perceber o que é a variância e do que ela é capaz, e nos ajustar de acordo com o que estivermos dispostos a aceitar. Se você gosta da montanha-russa, é uma escolha sua. Mas se seu objetivo é uma boa subida na colina do dinheiro, com apenas alguns solavancos, então você deve considerar controlar melhor seu bankroll.

4 – Conclusão

Espero que este artigo ajude as pessoas a perceber o que os espera nos limites mais altos, ajude algumas pessoas a estarem mais dispostas a abrir seus olhos e tentar mudar seu modo de pensar um pouco, o que será necessário se querem continuar subindo para limites mais altos.

Este artigo foi originalmente postado no fórum estadunidense Two Plus Two e traduzido pela equipe do site Teorias do Poker.

 

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais: