A Vida de Um Grinder

Por: 25/01/2013

A primeira coisa que um iniciante pensa é que ganhará um dinheiro fácil jogando poker. É certo que você tem a possibilidade de ganhar mais que vários profissionais formados de outras áreas, porém nunca irá estudar ou trabalhar menos do que ele, sempre será muito mais.

A rotina de quem realmente vive de poker hoje em dia é muito mais puxada do que a de um trabalhador formal normal por aí. Grinders de MTT trabalham de 8 a 16h/dia, pelo menos 5 dias na semana. Os mais dedicados sequer folgam um dia ou não ficam sem jogar por umas 4h ao menos. Eu fiz pouco mais de 12.000 jogos no ano passado, o que é ótimo. Entretanto o regular de MTT que mais jogou em 2012, fez 50.000, uma média de mais de 4k jogos por mês, isso é insano.

Então podemos pensar que o importante é trabalhar para si mesmo, fazer seus horários, folgar quando tem vontade, tirar férias quando quiser. Lógico que isso é real, porém você terá que batalhar muito para ter esses privilégios.

Como muitos, eu trabalho com metas arrojadas, porém possíveis. A organização do meu dia a dia e os processos que vou executar em função do meu trabalho é o que vai diferenciar na busca do melhor retorno. Jogadores desleixados acabam por ter lucros menores.

Particularmente, eu tive que mudar minha rotina para buscar um melhor resultado. O field extremamente difícil que joga hoje nos softwares fez com que eu alterasse meus horários de grind para evitar o pico de regulares. Assim eu faço duas sessões por dia, uma de 8h e outra de 6h, praticamente todos os dias.

Diferente do que era há alguns anos atrás, hoje está cada vez mais difícil manter um ROI alto. Acredito que devido à crise econômica mundial e a segregação dos países nos sites fez com que muitos dos jogadores fracos ou recreativos parassem de jogar, e a proporção de jogadores bons aumentou consideravelmente.

Não estou dizendo que não se ganha, se ganha e muito. Porém você tem que trabalhar muito mais, estudar muito mais, entender que o longo prazo se torna maior e a ação da variância mais forte.

Fora isso tem a dificuldade de manter o foco no jogo. Quem fica mais de 8h sentado na frente do computador precisa manter uma rotina saudável para compensar, ou seja, fazer exercícios físicos e alimentar-se bem, se não meu amigo, sua carreira será curta.

Espero que curtam esse artigo e os próximos serão bem interessantes, qualquer comentário só postar aqui que eu respondo. Good Luck!

VinnyCout é jogador profissional de poker online, grinder de SnG e MTT

Historiador por formação, conheceu o MaisEV em sua primeira semana de vida, ainda em 2007. Em pouco tempo, tornou-se editor-chefe do site para fazer o que faz de melhor: escrever.

Veja mais:

Salas de Poker